Angola

Brasil

Cabo Verde

Guiné Bissau

Moçambique

Portugal

São Tomé e Príncipe

27 de abril de 2017 | Notícias

CFF abre encontro sobre logística reversa e descarte de medicamentos

Logo

Foi aberto, em Brasília, pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), o Encontro Interinstitucional sobre a Logística Reversa de Resíduos de Medicamentos no Brasil. O evento, que reuniu representantes de órgãos governamentais e de entidades profissionais e da sociedade civil organizada, foi coordenado pelo do Grupo de Trabalho (GT) sobre Descarte de Medicamentos e Logística Reversa do CFF. O objetivo foi debater e apontar soluções ao problema do descarte inadequado de medicamentos no país.
Durante a solenidade de abertura, o presidente do conselho, Walter da Silva Jorge João, externou a expectativa de que o encontro viesse a contribuir para a construção definitiva de um acordo entre os setores envolvidos e que esse acordo seja, de fato, colocado em prática com vista ao cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei 12.305/2010, regulamentada pelo Decreto nº 7404/2010. “Há, um atraso injustificado em relação à logística reversa de resíduos de medicamentos, visto que todos os demais segmentos – de lâmpadas, agrotóxicos, pneus e outros – já tiveram sua regulamentação aprovada.”
 
O presidente do CFF destacou o empenho e o interesse dos farmacêuticos, em meio à “calmaria” que permeia a questão, que ele salienta ser um problema de saúde pública. “Pesquisas apontam a gravidade da situação. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Campinas (Unicamp), de São Paulo, 80% das pessoas entrevistadas em mais de 140 municípios descartam os resíduos de medicamentos no lixo comum”, disse.
 
A coordenadora do GT sobre Descarte de Medicamentos e Logística Reversa do CFF, Rossana Freitas Spiguel, salientou o protagonismo do conselho, por meio do GT, na busca da regulamentação. “Recebemos essa missão do presidente do CFF e, com o empenho de todos os membros do grupo, hoje temos a satisfação de estar aqui, neste evento”, observou. Segundo Rossana Spiguel, que é conselheira federal de Farmácia pelo estado do Acre, do encontro será retirado um documento a ser encaminhado aos órgãos responsáveis com vista à regulamentação, seja por meio do Acordo Setorial, que se encontra parado no Ministério do Meio Ambiente desde 2014, seja por meio de um decreto federal.
 
Saiba mais aqui

Últimas

23 de maio de 2025 | Notícias

Encontro entre a FIP e a AFPLP

16 de fevereiro de 2025 | Notícias

Eleições AFPLP 2024

12 de fevereiro de 2025 | Notícias

Assembleia Geral da AFPLP 2024