Newsletter da AFPLP
Se não conseguir ler este email, carregue aqui para abrir no seu browser.
Text
24 de abril de 2024
Text

Notícias da AFPLP

Text

Mensagem do Presidente


Caros colegas farmacêuticos da Lusofonia,

Celebramos hoje, dia 25 de setembro, o Dia Mundial do Farmacêutico, promovido em todo o mundo pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP), marcando a data da sua fundação em 1912.

Este ano vivemos uma realidade diferente, atípica, mas ainda mais não menos importante para os farmacêuticos. A pandemia de COVID-19 que assola o mundo inteiro pĂ´s à prova os sistemas de saúde de todos os países, testando os limites das organizações e atribuindo, mais do que nunca, um verdadeiro significado à palavra “saúde”. Por todo o mundo, os farmacêuticos fizeram parte da solução, contribuindo com afinco para a luta contra a infeção por SARS-CoV-2, reinventando a sua prática profissional e expandindo as suas ações em nome da saúde global. Também nos países do espaço da lusofonia vimos os farmacêuticos a juntarem-se às fileiras de combate, no seu espírito empreendedor e de missão, em defesa da saúde pública.

Hoje é dia de celebrar sermos farmacêuticos! E em particular, de sermos farmacêuticos lusófonos, na língua que corre 4 continentes e une mais de 265 milhões de cidadãos. É com este sentimento de partilha e cooperação, que quero convidar todos os farmacêuticos do espaço da lusofonia a celebrar este dia, que representa também os avanços e a evolução da profissão farmacêutica e da própria AFPLP.

A Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa tem estado em constante evolução nos últimos anos, com o objetivo de a tornar ainda mais presente, mais interventiva e mais dinâmica. A criação do cargo de Diretor Executivo, a aprovação de um Plano Estratégico, a par do Plano de Atividades, e a reformulação dos instrumentos que a AFPLP tem à sua disposição, têm marcado os últimos meses de trabalho da AFPLP. Este é o resultado de um trabalho em equipa, com o envolvimento de todos os países da AFPLP, cujos resultados veremos muito em breve.

Por fim, não poderia deixar de vos anunciar o XIV Congresso Mundial dos Farmacêuticos de Língua Portuguesa, a decorrer a par do Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2020, organizado pela Ordem dos Farmacêuticos de Portugal. Esta é a primeira vez que o Congresso se digitalizou na sua íntegra. A decorrer entre os dias 26 e 28 de Novembro, em Lisboa, Portugal, este evento será transmitido para todo o mundo através da internet. As inscrições já estão abertas, e contamos com a participação de todos, para juntos assinalarmos mais um marco importante para esta Associação e para o futuro da profissão farmacêutica.

Conto, assim, com a participação de todos os farmacêuticos neste momento de reunião, partilha e cooperação farmacêutica, em língua portuguesa, para podermos discutir em conjunto a realidade complexa que vamos enfrentar na próxima década.

Votos de bom dia do farmacêutico para todos e marcamos encontro no Congresso.​

Saudações Farmacêuticas,

Helder Mota Filipe

Presidente da AFPLP 2019-2021
Text

AFPLP 2.0 – a reformulação para a utilidade e a notoriedade

A AFPLP dispõe de um instrumento fundamental que é a língua oficial comum - a língua portuguesa - facilitadora e inspiradora de uma aproximação social de povos, culturas e sistemas de saúde muito diferentes que, juntamente com a história das relações entre os países, se constituem como suporte para a cooperação e a aproximação dos farmacêuticos dos países membros.

Para o presente mandato 2019-2021 e durante o primeiro trimestre de 2020, o Conselho Diretivo considera ser o momento de refletir sobre o desenvolvimento futuro e a dinamização do funcionamento para garantir uma ainda mais efetiva intervenção, utilidade e notoriedade da AFPLP.

O objetivo é materializar de forma mais consistente e sustentável o enorme potencial estratégico que a AFPLP representa através da sua contribuição no plano da ética, da deontologia, da regulação, da formação e do associativismo farmacêutico.

Pretende-se instituir, de forma participativa e transparente, uma intervenção que fomente o reconhecimento e a valorização do papel da classe farmacêutica lusófona. Assim, são desafios-chave para a AFPLP:
  • Dinamizar o funcionamento da AFPLP para além dos Congressos e Assembleias Gerais, reforçando a utilização do trabalho em rede;
  • Implementar novas áreas de atuação e reforçar outras de forma significativa;
  • Conseguir a captação de recursos financeiros e mecanismos de sustentabilidade;
  • Reconhecimento da AFPLP no âmbito da comunidade internacional.
A cooperação e o estímulo da relação de proximidade entre as instituições e profissionais dos países que integram a AFPLP continua a ser o principal desiderato desta associação.

Mas, na prática, o que tem sido feito para esta reformulação AFPLP 2.0?
Saiba mais aqui…
Text

XIV Congresso Mundial da AFPLP e Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2020

A XIV edição do Congresso Mundial da AFPLP e o Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2020 (CNF 2020) já têm novas datas marcadas, e decorrem de 26 a 28 de novembro, em Lisboa, Portugal. Esta edição XIV Congresso Mundial da AFPLP e do CNF 2020 é organizado pela Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, em parceria com a AFPLP.

Devido à pandemia de COVID-19, este congresso será inteiramente digital, sendo transmitido pela internet para todo o mundo.

Durante três dias, o Centro de Congressos de Lisboa recebe o maior evento português do setor farmacêutico. O tema "Abrir horizontes. Fazer acontecer." dará o mote para um debate sobre os desafios da profissão e dos sistemas de saúde na próxima década.

O XIV Congresso Mundial dos Farmacêuticos de Língua Portuguesa contará com um Simpósio de alto nível, a Assembleia Geral da AFPLP, e sessões plenárias “Academia AFPLP” relativas aos vários setores de atividade da profissão farmacêutica no espaço da lusofonia.
A cerimónia de abertura, será presidida pela Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, e contará com a presença de representantes dos países membro da AFPLP, assim como do Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A agenda inclui a apresentação do livro “25 anos AFPLP. 25 anos a abrir caminho”, a sessão plenária “Refletir o passado. Construir o Futuro” e espaços reservados à Academia AFPLP subordinados aos temas “Farmácia Tropical” e “Saúde Global”.

Inscrições em www.congresso.ordemfarmaceuticos.pt/inscrições​

Para mais informações consulte www.congresso.ordemfarmaceuticos.pt/
Text

Intervenção farmacêutica em tempo de COVID: histórias, experiências e iniciativas

Quando fomos surpreendidos com a pandemia provocada pela COVID-19, não tivemos muito tempo para reagir. A incerteza e o medo instalaram-se rapidamente. Muitas empresas suspenderam as suas atividades e a maioria dos serviços públicos e privados fechou. Em paralelo, foi necessário criar novas formas de interação com as pessoas que estavam em casa a trabalhar e a cuidar da família e as pessoas de risco impedidas de sair.

Em todos os países que integram a AFPLP, a intervenção farmacêutica foi ainda mais importante que o já habitual nas mais diversas áreas de exercício profissional.

Na farmácia comunitária, o aspeto mais visível da intervenção farmacêutica, o importante foi as farmácias terem continuado a trabalhar, sobretudo quando os hospitais e Centros de Saúde suspenderam ou diminuíram a atividade assistencial não relacionada com a COVID-19.

As Farmácias Comunitárias foram dos poucos serviços que continuaram a funcionar, apesar de todas as dificuldades que tiveram incluindo a falta de equipamentos de proteção individual para as suas equipas.

A documentação técnica produzida pela Associação Nacional das Farmácias, de Portugal, sobre como lidar com possíveis casos de COVID-19, foi adotada pela FIP e divulgada em todo o mundo, tendo os materiais sido traduzidos em dezenas de outras línguas. Essa mesma informação foi disponibilizada aos países que integram a Associação de farmacêuticos dos países de língua portuguesa (AFPLP).

Por todos os países foram elaborados Planos de Contingência para a continuidade do serviço das farmácias com informação técnico-científica, medidas de prevenção, normas e procedimentos internos e boas práticas e estratégias a adotar, sendo esse plano atualizado forma periódica.

Na Farmácia Hospitalar, as equipas adaptaram-se a trabalhar em espelho, contribuindo para aliviar a pressão nos sistemas de saúde, contactando com os primeiros casos de infetados, utilizando medicamentos experimentais e contribuindo para a geração de evidência, sempre necessária.

Nas análises clínicas foi evidente a pressão crescente pela necessidade de “testar, testar, testar”, repto lançado pela Organização Mundial de Saúde. Também aqui, o trabalho dos farmacêuticos, que trabalharam em rede, na capacitação de profissionais para as técnicas de correto rastreio e diagnóstico molecular da infeção por SARS-CoV-2.

Na produção e distribuição, sentiu-se a pressão para que não houvesse falhas na produção e abastecimento de medicamentos, numa altura em que os países encerraram fronteiras, e os desafios à distribuição eficaz de medicamentos foram muitos.

Na área regulamentar, os farmacêuticos estiveram envolvidos, para que de forma urgente pudessem elaborar de normas de segurança aplicáveis a equipamentos de proteção individual, avaliar dispositivos médicos com o mesmo objetivo e verificar a conformidade dos diferentes testes que se tornaram indispensáveis.

Em Portugal, destaca-se a criação da linha de Apoio ao Farmacêutico pela Ordem dos Farmacêuticos, com resposta às muitas dúvidas dos farmacêuticos, e apoio psicológico especializado. Destaca-se também a criação da linha 1400, um número nacional gratuito de assistência farmacêutica e o serviço de entrega ao domicílio: projeto “Operação Luz Verde”

No Brasil, destaca-se a possibilidade dos testes serológicos de COVID-19 serem feitos na farmácia comunitária. O Conselho Federal de Farmácia preparou um curso de capacitação para o efeito, tendo igualmente desenvolvido um “hot site” exclusivo para as questões relativas à pandemia.

Estes são apenas alguns exemplos, das múltiplas alterações à prática profissional que os farmacêuticos enfrentaram (e continuam a enfrentar) durante este período.
Text

Notícias dos Membros

Dia do farmacêutico: celebrações no espaço lusófono

Por todo o território da Lusofonia, os farmacêuticos celebram o Dia do Farmacêutico, reconhecendo o papel que estes profissionais de saúde desempenham no setor da saúde. Em virtude da fundação da Federação Internacional Farmacêutica no dia 25 de Setembro, este dia é festejado no mundo inteiro como o Dia Internacional do Farmacêutico. Já os farmacêuticos Portugueses, celebram o Dia do Farmacêutico a 26 de Setembro, tendo sido esta a ocasião adotada, que no calendário litúrgico romano corresponde ao dia de São Cosme e São Damião, os santos padroeiros da profissão farmacêutica.
Por outro lado, os farmacêuticos Brasileiros celebram a data em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos, que decorreu 20 de janeiro (de 1916).
Conheça a mais abaixo pormenores sobre as comemorações do Dia do Farmacêutico nos diferentes países-membro da AFPLP.
Text
PORTUGAL

Sessão Solene Comemorativa a 26 de Setembro

A Ordem dos Farmacêuticos assinala no dia 26 de setembro o Dia Nacional do Farmacêutico.

Este ano, a organização das comemorações está a cargo da Secção Regional do Norte (SRN-OF), que, em virtude da pandemia de COVID-19 e da situação epidemiológica que o País enfrenta, tomou a iniciativa de organizar uma Sessão Solene Comemorativa virtual, com transmissão online, através do seu canal Youtube "Norte Farmacêutico", a partir das 18:00.

Deste modo, mantendo a tradição, a OF vai homenagear os farmacêuticos que este ano completam 50 anos de dedicação à profissão e também distinguir os novos farmacêuticos que obtiveram as classificações mais elevadas nos Mestrados Integrados em Ciências Farmacêuticas lecionados em Portugal.

A sessão ficará também marcada pela transmissão do concerto "Musical Broadway", uma coletânea de trechos musicais que fazem parte das bandas sonoras dos filmes "Les Misérables", "Phantom of the Opera" e "Sound of Music", pela Banda Musical de Rio Mau, que a SRN-OF oferece a todos os farmacêuticos e a toda a comunidade digital.
Text
ANGOLA

Tomada de Posse do novo Bastonário

O Dia Internacional do Farmacêutico será assinalado em Angola por se fazer coincidir com a Cerimónia de Tomada de Posse do recém eleito Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA), Professor Doutor Santos Morais Nicolau.
A cerimónia de Tomada de Posse terá lugar através da Plataforma Zoom, e decorrerá às 10:00 (hora de Luanda).

ID da reunião: 889 867 8131
Senha de acesso: 1914G
Text
BRASIL

Campanha de vídeo destaca cuidados de saúde prestados por farmacêuticos

O Dia Nacional do Farmacêutico, no Brasil, é comemorado no dia 20 de Janeiro. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), a 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria, no País. Nas Comemorações do Dia do Farmacêutico 2020 no Brasil, foi lançada uma campanha de vídeo aludindo às diferentes áreas do exercício profissional, que pode ser consultada aqui.
Não obstante, para comemorar o Dia Internacional do Farmacêutico no Brasil, o Conselho Federal de Farmácia organiza um conjunto de ações, disponíveis aqui
Text
CABO VERDE

Seminário Online - Farmacêuticos transformando a Saúde Global

Por ocasião do Dia Internacional do Farmacêutico, a 25 de setembro, a OFCV irá promover um Seminário Online cujos temas irão abarcar as dificuldades e desafios na farmácia comunitária e na farmácia hospitalar em tempo de COVID-19, o tratamento de doentes com COVID-19 na perspetiva das evidências científicas e na experiência dos enfermeiros, e também as medidas adotadas pelo Governo e Entidade Reguladora da Saúde no combate ao COVID-19.

Mais informações: aqui
Programa: aqui
Text
GUINÉ-BISSAU

Palestras sobre intervenção profissional

As comemorações do Dia do Farmacêutico na Guiné Bissau tomam lugar através de um conjunto de palestras e ações, com o tema “Um novo olhar sobre a profissão farmacêutica - É hora de mudar a imagem da nossa profissão perante a sociedade” com o seguinte programa:
Dr.° Sara Gama: Determinar parâmetros bioquímicos e fisiológicos (simulação)
Dr.° Zeferina Gomes da Costa: Dia Internacional, sua origem e importância
Dr. Aloísio Mateus F. Sanha: Origem e significado da farmácia e ciências farmacêuticas
Dr.° Mamai: Breve historial da farmácia na Guiné Bissau
Dr.° Erisângela: Intervenção do farmacêutico durante a pandemia de COVID-19
Dr. Júlio Ferreira: Importância da presença da Guiné Bissau nas associações internacionais
Dr.° Zeferina Gomes da Costa: Visão futura da farmácia como profissão na Guiné Bissau
Text
MOÇAMBIQUE

Comemorações Moçambicanas promovem profissão farmacêutica

Para assinalar o Dia Mundial do Farmacêutico, a Associação de Farmacêuticos de Moçambique (AFARMO), decidiu comemorar este dia promovendo o “Farmacêutico firme na linha da frente da luta contra a COVID-19 e na melhoria de qualidade de vida”. Este é o mote das comemorações moçambicanas do Dia International do Farmacêutico, fazendo assim jus à profissão, na defesa da saúde pública, pela melhor qualidade de vida e o seu contributo na pandemia.
Text
SÃO TOMÉ E PRíNCIPE

Farmacêuticos transformando a Saúde Global

Para assinalar o Dia Internacional do Farmacêutico, os farmacêuticos de São Tomé e Príncipe associam-se às comemorações da Federação Internacional Farmacêutica, com o tema “Transformado a Saúde Global”.
Text

Notícias Farmacêuticas

Text

Nova edição da Newsletter BERC-Luso (23° edição) com vídeos do Projeto

O BERC-Luso é um projeto de ética e reforço da capacitação regulamentar nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) parceiros, aprovado e financiado pelo Programa EDCTP2 - Parceria entre a Europa e os Países em Desenvolvimento para a Realização de Ensaios Clínicos -, que conta com o apoio da União Europeia e possui a duração de 3 anos, desde outubro de 2018 a setembro de 2021.

A Newsletter do mês de agosto, disponível aqui, contém informações sobre entrevistas e vídeos do Projeto.

As edições anteriores podem ser acedidas em: www.berc-luso.com
Text

AFPLP – Novos conteúdos digitais (COVID-19)

No quadro da pandemia pelo novo coronavírus (SAR-CoV-2), causador da doença designada COVID-19, a Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP) disponibilizou no seu sítio eletrónico novos conteúdos especializados sobre o assunto.

Tratam-se de textos referentes às orientações da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) em língua portuguesa, assim como um conjunto de webinars promovidos pela Health4MOZ, pelo IHMT/Universidade NOVA de Lisboa, Associação Nacional das Farmácias e Ordem dos Farmacêuticos.

Mais informações em www.afplp.org   
Text

FIP comemora a 10° edição do Dia do Farmacêutico

"Transformando a saúde global" é o tema para o Dia Mundial dos Farmacêuticos em 2020, anuncia a Federação Internacional Farmacêutica (FIP - International Pharmaceutical Federation).

De acordo com a FIP, o tema para 2020 visa promover o papel crucial dos farmacêuticos nos sistemas de saúde, considerando que estes profissionais contribuem para um mundo onde todos beneficiam do acesso a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade, bem como a tecnologias de saúde e os serviços de assistência farmacêutica.

A FIP considera o tema de 2020 “particularmente oportuno, pois todos enfrentamos os desafios da pandemia da COVID-19”. “De momento, por exemplo, farmacêuticos de todo o mundo estão a trabalhar incansavelmente para impedir a disseminação do novo coronavírus e garantir que as pessoas continuem com acesso aos medicamentos de que precisam”.

Mais informação em https://www.fip.org/search?page=world-pharmacists-day
Text
ANGOLA

Pandemia promove setor digital em Angola

A Appy Saúde é conhecida pela inovação nos serviços de marcação de consultas online, encomenda e reserva de produtos farmacêuticos e adesões a planos de saúde e tem revolucionado a relação entre os doentes e o setor da saúde em Angola.

A título de exemplo, as pessoas não precisam de ir a farmácias diferentes para encontrar uma máscara, ou álcool, uma vez que a informação sobre stocks de farmácias está disponível nesta plataforma.

A empresa trabalha com farmácias, médicos e companhias de seguros e, neste momento, estuda a possibilidade de ligar pessoas a médicos e clínicas na internet.

Notícia completa: aqui
Text
BRASIL

Brasil comemora a lei dos 30 anos da criação do SUS

O Sistema público brasileiro de saúde completa 30 anos e demonstra a sua força no meio da pandemia da COVID-19.

O Sistema Único de Saúde é um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo. Garante o acesso integral, universal e gratuito para toda a população do Brasil e existe desde 19 de Setembro de 1990.

Hoje, com a pandemia, é possível constatar a força e importância desse sistema de saúde, que atende cerca de 70% da população. Sob a gestão e união dos três entes – governo federal, estados e municípios – foi possível garantir assistência aos pacientes infetados pela COVID-19 e o atendimento daqueles que necessitam de tratamentos especializados.

Notícia completa: aqui
Text
CABO VERDE

OFCV é uma das parceiras da campanha «Maskara19», lançada pelo Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género

A campanha “Maskara19” compreende mais um mecanismo de denúncia de Violência com Base no Género em tempos de confinamento, devido a COVID-19 e coloca a disposição de todas as mulheres do país a possibilidade de recorrerem às suas Farmácias de confiança, ou aquela que esteja mais próxima e solicitar uma Máscara-19.

Uma vez que seja solicitado o referido “produto”, a equipa da Farmácia averigua, com a maior discrição possível, se a mulher em risco: deseja falar com um(a) técnico(a) especialista para apoio psicológico; ou se precisa do apoio da Polícia para sair do domicílio e se instalar numa Casa de Passagem.

As Farmácias de todo o país, a Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos (Emprofac), a Polícia Nacional e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) também são parceiros da ação que se enquadra na campanha “Bu Ka Sta Bó So” (não estás sozinha), do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género.
Text
GUINÉ-BISSAU

Recomendações das Ordens Profissionais no combate à pandemia

No âmbito da luta contra a pandemia do coronavírus (COVID-19), as organizações sócio-profissionais da Guiné Bissau, nomeadamente Ordem dos Enfermeiros (OEGB), Ordem dos Médicos (OMFGB), Ordem dos Farmacêuticos (OFTEC-GB), Ordem dos Técnicos de Laboratório (OPROBIOMEDICO), Associação das Parteiras (AGUIPEO) e Associação dos Psicólogos (APGB), associaram-se e emitiram contribuições no combate à pandemia de COVID-19.

O documento, que engloba 30 recomendações das classes profissionais da saúde ao governo, representado pelo Ministério da Saúde, reforça a importância da implementação das orientações da Organização Mundial da Saúde, nomeadamente na adequação das recomendações ao panorama nacional, e considerando as diferentes realidades regionais. Estes contributos das classes de saúde para o combate à COVID-19, enquanto parceiros incontornáveis do governo em geral e do Ministério da Saúde em particular, envolvem um espectro alargado de ações – desde a formação correta e capacitação dos profissionais de saúde envolvidos no combate à COVID-19; passando pela criação de equipas de triagem nas estruturas sanitárias públicas e privadas do país para deteção célere de casos suspeitos; a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual para todos os técnicos; até ao acompanhamento psicossocial dos técnicos da linha da frente, os doentes infetados com SARS-CoV-2 e os seus familiares. O conjunto de 30 recomendações tem como objetivo fortalecer o sistema de saúde, preparando-se de forma adequada ao combate contra a pandemia.
Text
MOÇAMBIQUE

Artigo científico sobre dispensa de antibióticos nas farmácias

Foi publicado recentemente um artigo na revista Pharmacy Practice, que tem como objetivo descrever as práticas e os agentes facilitadores para a dispensa de antibióticos não prescritos na cidade de Maputo, Moçambique. Foi realizado um estudo qualitativo, em nove farmácias privadas selecionadas aleatoriamente na cidade de Maputo, e foram entrevistados 17 farmacêuticos.

Dos farmacêuticos entrevistados, quinze admitiram ter dispensado antibióticos sem prescrição médica anterior. Foram detetadas práticas comuns incorretas de dispensa destes medicamentos, nomeadamente a dispensa sem historial prévio. Os motivos para a dispensa de antibióticos não prescritos estão ligados ao comportamento dos doentes na exigência de antibióticos sem prescrição, às expectativas e crenças dos doentes sobre o poder de cura dos antibióticos, e às práticas de prescrição dos médicos.

O estudo conclui que as práticas de dispensa de antibióticos não prescritos são frequentes. Por um lado, existe a pressão dos doentes em obter antibióticos sem prescrições válidas e a vontade do farmacêutico de auxiliar com base no seu papel na farmácia. Por outro lado, os farmacêuticos estão cientes do status legal dos antibióticos e das consequências para a saúde pública das suas práticas de dispensa desadequadas e da sua responsabilidade profissional e ética para cumprir a lei. Por fim, destaca-se o papel dos farmacêuticos e as suas habilidades como profissionais de promoção da saúde, sendo necessário para otimizar a distribuição de antibióticos e uma melhor conservação em Moçambique.

Artigo completo aqui
Text
PORTUGAL

OF disponibiliza cursos sobre Segurança nos Cuidados de Saúde

A Ordem dos Farmacêuticos (OF), através da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas, em conjunto com a Direção-Geral da Saúde, desenvolveu cursos online gratuitos dedicados à temática "Segurança nos Cuidados de Saúde”, para capacitar o cidadão na promoção da saúde pública.

Os conteúdos são interativos e educativos, com linguagem simples e analogias acessíveis a toda a população.

Os profissionais de saúde poderão utilizar os recursos como suporte às suas intervenções de promoção da saúde.

Mais informações em  http://www.usoresponsaveldomedicamento.com/landing/
Text
SÃO TOMÉ E PRíNCIPE

ONU apresenta plano de apoio à STP Príncipe face a pandemia

A Organização das Nações Unidas, ONU, apresentou a 1 de setembro o relatório-balanço e estratégia futura de apoio a São Tomé e Príncipe no combate pandemia da COVID-19, em cerimónia presidida pelo ministra dos Negócios Estrangeiros, Elsa Pinto na presença da representante da ONU em São Tomé, Zhaira Virani. O evento contou ainda com presença do Ministro da Saúde, Edgar Neves, representante da OMS, Anne Ancia, bem como outros responsáveis do sistema da ONU, incluindo alguns diplomatas e diretores da Administradores do Estado são-tomense.

Notícia completa: aqui
Text
Congresso Virtual da FIP

Farmacêuticos de todo o mundo em reflexão sobre a pandemia de COVID-19

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) organiza, entre 4 a 25 de setembro, o seu primeiro evento estritamente digital, com o tema “Living and Learning through the Covid-19 Pandemic – Global Reflections”, durante o qual foi prestada homenagem a todos os farmacêuticos que faleceram por covid-19 desde o início da pandemia. 

As organizações membro da FIP aprovaram, em Assembleia Geral, três novas declarações sobre a Segurança dos Doentes, a Escassez de Medicamentos e a Sustentabilidade dos Serviços Farmacêuticos ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, todos elas com a participação de farmacêuticos lusófonos nos respetivos comités.

A 21 de Setembro, foi apresentado um conjunto de 21 Objetivos de Desenvolvimento para apoiar a transformação da profissão farmacêutica a nível mundial.
Os Objetivos de Desenvolvimento da FIP oferecem uma estrutura que as organizações podem usar no mapeamento e priorização de necessidades. Cada objetivo é acompanhado por um conjunto de mecanismos para a sua concretização. 
Através destes objetivos, as instituições podem desenvolver métricas a nível nacional para monitorizarem e medirem as tendências e o progresso. 

Por fim, a FIP criou uma Comissão de Resistência Antimicrobiana para desenvolver soluções e explorar oportunidades para acentuar o impacto dos farmacêuticos no combate às resistências antimicrobianas. A nova comissão vai desenvolver um roadmap para orientar as ações a nível global e regional, que será publicado até final deste ano.

Mais informações aqui 

Text
Webinars gratuitos

AFPLP disponibiliza um programa de Webinars temáticos em parceria com ANF

Inscrições: aqui

No quadro da implementação do eixo de intervenção do Plano Estratégico da AFPLP referente à formação contínua, foi estabelecida uma parceria com a ANF (Associação Nacional das Farmácias) e a OF (Ordem dos Farmacêuticos de Portugal) que irá possibilitar o acesso a um programa de webinars e módulos com conteúdo técnico-científico nas áreas de intervenção do farmacêutico.

Esta série de webinars temáticos sobre a necessidade de conhecer e lidar com a COVID-19 integra a primeira fase do plano de formação contínua pós-graduada a implementar. Os webinares decorrem às 21:00 (hora de Portugal).


COVID-19, Gripe e Doenças Pneumocócicas
- 10 de Setembro (21:00)
- Orador Convidado: Dr. Filipe Froes

COVID-19 - Até quando?
- 17 de Setembro (21:00)
- Orador Convidado: Dr. Ricardo Mexia

Estado da Arte das Vacinas contra COVID
- 28 de Setembro (21:00)
- Orador Convidado: Prof. João Rocha

O que sabemos dos doentes COVID-19?
- 12 de Outubro (21:00)
​- Orador Convidado: Dr. Roberto Roncon
Rua Marechal Saldanha, 1
1249-069 Lisboa
Portugal
Text
Tel: + 351 213 400 635
E-mail: geral@afplp.org
Text