Newsletter da AFPLP
Se não conseguir ler este email, carregue aqui para abrir no seu browser.
Text
20 de abril de 2024
Text

Notícias da AFPLP

Text
Farmácia em Português

Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa elege Helder Mota Filipe para Presidente

A Assembleia Geral da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP), reunida no Porto, Portugal, no dia 30 de outubro, elegeu o farmacêutico Português Helder Mota Filipe para Presidente da AFPLP no Biénio 2019-2021.

Helder Mota Filipe é atualmente Professor Associado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, e Presidente do Conselho para a Cooperação da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal.

Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em 1990, Helder Mota Filipe completou em 1996 o seu Doutoramento em Farmacologia, pela Universidade de Lisboa.

É atualmente Membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC), Membro da Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde (CATS) e Membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos (CAM).

É Especialista em Assuntos Regulamentares pela Ordem dos Farmacêuticos, e Perito da Agência Europeia do Medicamento (EMA). Foi Presidente do INFARMED I.P. entre 2015 e 2016, Vice-Presidente entre 2005 e 2015, cumprindo mais de 12 anos no Conselho Diretivo da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P.

É responsável pela orientação de sete teses de doutoramento e mais de uma dezena de teses de mestrado, e autor de mais de uma centena de publicações em revistas científicas internacionais com arbitragem científica nas áreas da farmacologia, da medicina experimental, da utilização de medicamentos e da ciência regulamentar.
Text
Farmácia em Português

AFPLP aprova resolução sobre Os Farmacêuticos na Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde

É com enorme orgulho que foi aprovada ontem, dia 30 de Outubro de 2019, na cidade do Porto, em Portugal, na Assembleia Geral da AFPLP, com aclamação, a resolução: “Os Farmacêuticos na Sustentabilidade dos Sistemas de Saúdeâ€, que detalha e realça a importância de incentivar os Farmacêuticos a participar nas Políticas de Saúde, para que em colaboração com outros profissionais e autoridades, possam agir de forma a informar, aconselhar e educar a população a promover a saúde e a prevenir as doenças.

Este documento eleva a relevância de convergir esforços que visem uma educação de alta qualidade e a aprendizagem ao longo da vida para que todos os profissionais das Ciências Farmacêuticas tenham habilitações que atendam às necessidades de saúde das populações e possam trabalhar com todo o seu potencial. O valor em fomentar as competências dos Farmacêuticos em todas as suas vertentes e acelerar o avanço da cobertura universal de saúde, é também um dos temas que é abordado.

É apanágio da AFPLP promover a cooperação entre países e organizações profissionais com vista a investir na expansão e transformação de profissionais na área da saúde e, através de campanhas, tomadas de posição, promoção de políticas que realcem a importância da actividade dos Farmacêuticos.

Rua Marechal Saldanha, 1
1249-069 Lisboa
Portugal
Text
Tel: + 351 213 400 635
E-mail: geral@afplp.org
Text