Newsletter da AFPLP
Se não conseguir ler este email, carregue aqui para abrir no seu browser.
Text
4 de dezembro de 2021
Text

Notícias da AFPLP

Text
Farmácia em Português

Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa elege Helder Mota Filipe para Presidente

A Assembleia Geral da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP), reunida no Porto, Portugal, no dia 30 de outubro, elegeu o farmacêutico Português Helder Mota Filipe para Presidente da AFPLP no Biénio 2019-2021.

Helder Mota Filipe é atualmente Professor Associado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, e Presidente do Conselho para a Cooperação da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal.

Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em 1990, Helder Mota Filipe completou em 1996 o seu Doutoramento em Farmacologia, pela Universidade de Lisboa.

É atualmente Membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC), Membro da Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde (CATS) e Membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos (CAM).

É Especialista em Assuntos Regulamentares pela Ordem dos Farmacêuticos, e Perito da Agência Europeia do Medicamento (EMA). Foi Presidente do INFARMED I.P. entre 2015 e 2016, Vice-Presidente entre 2005 e 2015, cumprindo mais de 12 anos no Conselho Diretivo da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P.

É responsável pela orientação de sete teses de doutoramento e mais de uma dezena de teses de mestrado, e autor de mais de uma centena de publicações em revistas científicas internacionais com arbitragem científica nas áreas da farmacologia, da medicina experimental, da utilização de medicamentos e da ciência regulamentar.
Text
Farmácia em Português

AFPLP aprova resolução sobre Os Farmacêuticos na Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde

É com enorme orgulho que foi aprovada ontem, dia 30 de Outubro de 2019, na cidade do Porto, em Portugal, na Assembleia Geral da AFPLP, com aclamação, a resolução: “Os Farmacêuticos na Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde”, que detalha e realça a importância de incentivar os Farmacêuticos a participar nas Políticas de Saúde, para que em colaboração com outros profissionais e autoridades, possam agir de forma a informar, aconselhar e educar a população a promover a saúde e a prevenir as doenças.

Este documento eleva a relevância de convergir esforços que visem uma educação de alta qualidade e a aprendizagem ao longo da vida para que todos os profissionais das Ciências Farmacêuticas tenham habilitações que atendam às necessidades de saúde das populações e possam trabalhar com todo o seu potencial. O valor em fomentar as competências dos Farmacêuticos em todas as suas vertentes e acelerar o avanço da cobertura universal de saúde, é também um dos temas que é abordado.

É apanágio da AFPLP promover a cooperação entre países e organizações profissionais com vista a investir na expansão e transformação de profissionais na área da saúde e, através de campanhas, tomadas de posição, promoção de políticas que realcem a importância da actividade dos Farmacêuticos.

Rua Marechal Saldanha, 1
1249-069 Lisboa
Portugal
Text
Tel: + 351 213 400 635
E-mail: geral@afplp.org
Text