Newsletter da AFPLP
Se não conseguir ler este email, carregue aqui para abrir no seu browser.
Text
23 de abril de 2024
Text

Notícias da AFPLP

Text
Farmácia em Português

25 anos AFPLP - XIII CONGRESSO MUNDIAL DE FARMACÊUTICOS DE LíNGUA PORTUGUESA

Entre os dias 3 e 5 de outubro de 2018, a Cidade da Praia, em Cabo Verde, acolhe o XIII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa, promovido pela Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP).

Consulte a página do Congresso e saiba mais informações sobre este evento que vai marcar o 25° aniversário da AFPLP! Não perca, até ao próximo dia 25 de maio, as condições preferencias de inscrição!
Text

Notícias dos Membros

Text
PORTUGAL

Portaria define novos serviços farmacêuticos em farmácia comunitária

Foi publicada em Diário da República a Portaria n.° 97/2018, que define os serviços farmacêuticos e outros serviços de promoção da saúde e bem-estar dos utentes que podem ser prestados nas farmácias comunitárias em Portugal. O Ministério da Saúde publicou a primeira alteração à Portaria n. ° 1429/2007, que definiu, pela primeira vez, o conjunto de serviços que as farmácias podem prestar aos seus utentes. A tutela justifica a presente alteração com a evolução do setor das farmácias nestes últimos dez anos, procurando agora englobar novos serviços de promoção da saúde.

Com o presente diploma, as farmácias vêm alargado o leque de serviços que podem disponibilizar aos utentes. Por um lado, mantêm-se os serviços de apoio domiciliário, administração primeiros socorros, administração de medicamentos, utilização de meios auxiliares de diagnóstico e terapêutica, administração de vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação e programas de cuidados farmacêuticos. A estes serviços, juntam-se agora as consultas de nutrição, programas de adesão à terapêutica, de reconciliação da terapêutica e de preparação individualizada de medicamentos, assim como programas de educação sobre a utilização de dispositivos médicos.
Text
BRASIL

Conselho Federal de Farmácia define regras para atuação do farmacêutico na imunização

O Plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF) aprovou no dia 22 de fevereiro uma resolução com regras para a atuação do farmacêutico na prestação do serviço de vacinação. A regulamentação estabelece critérios que os conselhos deverão seguir para autorizar a atuação dos farmacêuticos na vacinação, considerando as publicações da Lei n° 13.021/14, que autoriza a vacinação em farmácias, e da RDC Anvisa n° 197/2017, que define os requisitos para funcionamento de serviços de vacinação humana no país.
Text
ANGOLA

Dr. Boaventura Moura reeleito Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola e Presidente do Conselho Nacional

No passado dia 29 de março de 2018, os farmacêuticos angolanos estiveram reunidos em Assembleia Geral, no Instituto Superior de Ciências da Saúde de Angola, em Luanda. Esta reunião formal dos farmacêuticos de Angola teve como ponto alto a eleição dos Órgãos Sociais da Ordem dos Farmacêuticos de Angola para o próximo mandato, no período 2018-2021. Para o cargo de Bastonário e Presidente do Conselho Nacional, os farmacêuticos angolanos elegeram Boaventura Moura, que mantém o cargo ocupado até então.
Text
CABO VERDE

Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde promove campanha nacional de saúde nas Farmácias Comunitárias

No dia 7 de abril, comemorou-se o Dia Mundial da Saúde, tendo a data sido instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de consciencializar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para uma melhor qualidade de vida.

Com o slogan "Saúde para Todos”, em 2018, a OFCV organizou uma campanha mundial para a celebração deste dia, tendo como tema "Cobertura de saúde universal: todos, em todos os lugares” e pretendeu destacar a importância da cobertura de saúde para o bem-estar das pessoas e das nações, assim como para a garantia de que todos, em qualquer lugar, possam aceder a serviços essenciais de saúde de qualidade sem enfrentar dificuldades financeiras.
Text
MOÇAMBIQUE

1° Congresso dos Farmacêuticos de Moçambique

O 1° Congresso dos Farmacêuticos de Moçambique foi criado a pensar nos farmacêuticos Moçambicanos e visa fornecer uma oportunidade para o desenvolvimento profissional e networking. Terá lugar no dia 2 de novembro, no Montebelo Indy Maputo Congress Hotel.
Text

Notícias Farmacêuticas

Text
PORTUGAL

Farmácias e laboratórios de análises clínicas vão realizar testes rápidos para o VIH, VHB e VHC

As farmácias comunitárias e os laboratórios de análises clínicas vão começar a disponibilizar testes rápidos para rastreio de infeções pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH), da hepatite B (VHB) e da hepatite C (VHC). O Despacho publicado no dia 12 de março em Diário da República autoriza a realização de testes rápidos para orientação diagnóstica nestas unidades de saúde, sem prescrição médica obrigatória, como medida de reforço e promoção do diagnóstico precoce. A Ordem dos Farmacêuticos (OF) defendeu o alargamento da medida à rede de cerca de seis mil farmácias, laboratórios e postos de colheita espalhados pelo país. A OF vai também assegurar a qualificação dos farmacêuticos para a prestação deste serviço.
Text
SÃO TOMÉ E PRíNCIPE

Controlo da celulite necrotizante em São Tomé e Príncipe

A Fundação Calouste Gulbenkian está a coordenar um projeto para o controlo da celulite necrotizante em São Tomé e Príncipe. Este projeto pretende identificar a causa do surgimento anormal desta infeção dos tecidos moles (geralmente nos membros inferiores), originada por agentes microbianos e que pode provocar lesões irreversíveis e debilitantes se não for rapidamente diagnosticada e tratada.
Text
GUINÉ-BISSAU

Governo da Guiné-Bissau lança campanha de vacinação contra poliomielite

O Ministério da Saúde da Guiné-Bissau lançou durante o mês de abril uma campanha de vacinação contra a poliomielite, que pretende ver erradicada do país até ao final deste ano. A campanha, que decorreu em simultâneo nos países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), realizou-se durante parte do mês de abril, em todo o território nacional. "A campanha é organizada porta-a-porta e abrange crianças a partir dos zero meses", disse o Diretor-Geral da Prevenção e Promoção de Saúde, Agostinho N´Dumba, que pediu às pessoas para participarem.
Text
BRASIL

Campanha Nacional para Comemoração do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Os danos causados por medicamentos, além de graves, custam R$ 60 bilhões ao ano para o Sistema Único de Saúde – SUS. A cada real investido no fornecimento de medicamentos, o governo gasta cinco reais para tratar as morbilidades relacionadas a medicamentos (MRMs). As mais onerosas são as causadas por reações adversas (39,3% dos gastos), pela não adesão ao tratamento (36,9%) e pelo uso de doses incorretas (16,9%). Metade dos casos poderia ser evitada com uma supervisão mais cuidadosa e efetiva dos tratamentos (UFRGS/2017). Atentos ao problema, os conselhos de Farmácia uniram-se numa campanha nacional de promoção da adesão às terapias medicamentosas e ao seu uso seguro e racional. A iniciativa enquadrou-se na comemoração do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado a 5 de maio.
Text
CABO VERDE

ARFA, ASAE e BfR promovem Workshop sobre Avaliação de Riscos em Segurança Sanitária de Alimentos

A Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e o Instituto Federal de Avaliação de Riscos (BfR), realizaram de 10 a 12 de abril de 2018 o 2° Workshop sobre "Desafios Atuais da Avaliação de Risco em Segurança Sanitária de Alimentos".
Text
MOÇAMBIQUE

Moçambique prevê vacinar seis milhões contra sarampo e rubéola em sete dias

O Ministério da Saúde de Moçambique espera vacinar seis milhões de crianças dos seis meses aos 14 anos até dia 27 de maio, na segunda fase da campanha de vacinação contra sarampo e rubéola, que começou no dia 21 de maio.
Text
ANGOLA

Governo angolano autoriza farmácias a realizarem testes rápidos

A ministra da Saúde angolana, Sílvia Lutukuta, autorizou que vários tipos de testes rápidos, como medição da tensão arterial ou de controlo de glicemia, passem a ser feitos nas farmácias do país, libertando desta forma recursos nas unidades de saúde.
Rua Marechal Saldanha, 1
1249-069 Lisboa
Portugal
Text
Tel: + 351 213 400 635
E-mail: geral@afplp.org
Text